domingo, 3 de novembro de 2013

Mini-Biografia de Jarlis Adelino

Mini-Biografia de Jarlis Adelino
Uma Vida Transparente e Limpa

                                                                  Jarlis Adelino,
Jarlis Adelino
Nascido no município de Santana do Matos, Estado do Rio Grande do Norte em 16 de julho de 1977.

Filho de João Batista Adelino e Maria Luzinete Saldanha, com apenas 02 meses de idade foi levado pelos seus pais para o município de Santo André, Estado de São Paulo. onde ficou até 1985 ano da chegada de sua familia ao municipio de Açailândia-MA.

Chegou precisamente em 15 de maio de 1985 com seus familiares. A convite de seus avós maternos que chegaram no município na década de 70, motivados pelo garimpo.

Jarlis Adelino em seus anos escolares estudou na Escola Professor Dorgival; Escola  Gonçalves Dias; Roseana Sarney; Tânia Leite e Izabel Cafeteira.
Jarlis Adelino é o primeiro filho de 08 irmãos: Alex, Jardel, Jardeane, Alessandra, Tais, Tamires e Jardson.

Jarlis Adelino começou sua vida como trabalhador ainda muito jovem com apenas 09 anos de idade já ajudava seus pais com venda de pães caseiros e pasteis no mercado municipal de Açailândia, produtos caseiros que eram produzidos por sua mãe.

Aos 11 anos Jarlis deixou de vender pães e passou a ser vendedor de pasteis em jacás de bambu na feira livre do mercado municipal, nesse período Jarlis e família moravam no Bairro Laranjeiras.

No inicio dos anos 90 a família Saldanha Adelino se mudou para a Rua Juazeiro no Bairro do Jacú, onde seu pai passou a ser magarefe "Açougueiro" vendendo carne de criação "Bode, Carneiro e Suino" entre 1990 e 1993 permaneceram no bairro do Jacú, em 1994 toda a família Adelino se mudaram para a Rua Bernardo Sayão, no Bairro Laranjeiras, passando a morar no Terreno da Igreja Católica São Raimundo.

Durante o período de 03 anos entre 93 a 1996 Jarlis e seus irmãos eram encarregados de estudar e cuidar "pastorar" as criações compradas por seu pai para comercialização da carne nas margens da BR 222. precisamente enfrente a conhecida "Maria Enfermeira" no final de 1996 Jarlis Adelino passou a trabalhar como Office-Boy em um escritório de contabilidade do município o Escritório PROCONTABIL do professor Batista.


Jarlis Adelino 1998
Em 15 de abril de 1998 Jarlis se torna metalúrgico, funcionário na Siderúrgica GUSA NORDESTE S/A. Atual AVB Aço Verde do Brasil.

Em 2000 Jarlis ingressa na Diretoria do STIMA Sindicato do Trabalhadores Metalúrgicos de Açailândia, se tornando dirigente sindical, onde se tornou presidente em 29 de novembro de 2009 permanecendo na presidencia da entidade até 30 de dezembro de 2016.



Entre 2002 a 2004 Jarlis Adelino foi Eleito Conselheiro Municipal de Saúde no Município de Açailândia.

Em 2011 Jarlis Adelino Foi Eleito Vice-Presidente da Escolinha de Futebol Pé do Atleta, Escolinha de futebol de base no Município de Açailândia Mandato biênio 2011/2012.

Em 2011 a 2014 Fez parte da Diretoria da FIMETAL - Federação Interestadual dos Metalúrgicos do Nordeste FIMETAL representante metalúrgico nos Estados do Rio Grande do Norte, Ceará, Alagoas, Sergipe, Paraiba, Bahia, Pernambuco, Piauí e Maranhão, no cargo de Secretario Geral da Entidade com Sede em Natal-RN.

Em 2011 Jarlis Adelino se filia ao PT Partido dos Trabalhadores a convite do Ex Vice-Governador do Maranhão Washington Luís.
Em 2012 Jarlis Adelino participa das Eleições Municipais em Açailândia na condição de Vereador obtendo 575 votos. (suplente PSDB - PT)
Em 01 de junho de 2015 Jarlis Adelino se torna o Primeiro Vereador do PT no parlamento municipal em Açailândia.

Em 30 de dezembro de 2016, Jarlis Adelino deixa a Presidência do STIMA, se desligando definitivamente de suas atividades sindical.








Jarlis Adelino deixa o PT em 15 de março de 2016, quando se Filia ao PMN Partido da Mobilização Nacional.
O ato de filiação foi realizado na Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão no Gabinete do Deputado Estadual e Presidente do Partido no Estado Eduardo Braide.

Em 2016 Jarlis Adelino volta a disputar uma vaga no parlamento, desta vez se elegendo.
Jarlis Adelino obteve 859 votos. (eleito)
O Candidato a Vereador Jarlis Adelino nº 33.333 foi registrado na Coligação JUNTOS SOMOS FORTES, PMN, PRP, PEN, PTC, PTB e PRTB.

JARLIS ADELINO, foi Reeleito Vereador em Açailândia com 859 votos, no dia 02 de outubro de 2016.

No dia 08 de dezembro 2016 Jarlis Adelino Vereador Eleito Pelo PMN Partido da Mobilização Nacional é diplomado Vereador Pela Justiça Eleitoral na Câmara Municipal de Açailândia.

Vereador Jarlis Adelino do PMN - Partido da Mobilização Nacional no momento de juramento.



Em 07 de outubro de 2018, Jarlis Adelino iniciou seu programa de informações por redes sociais na Internet. Criando assim ama comunicação direta com a população, com programas semanais

continua....







No dia 29 de abril de 2020 Jarlis Adelino é Inocentado na Ação Civil Publica Movida Pelo MPT Por Ato de Improbidade Administrativa no Sindicato do Metalúrgicos

O vereador Jarlis Adelino se filiou ao PSD dia 29 de março de 2020.
O ato de filiação partidária foi realizado na residência do ex Deputado Estadual Irmão Carlos. 
A filiação foi feita pelo próprio Irmão Carlos, presidente do partido no município de Açailândia-MA.


Na Eleição municipal de 2020 marcou sua 3ª participação eleitoral direta, Jarlis Adelino Obteve 522, sendo diplomado pela 3ª consecutiva, desta vez ficando na segunda suplência de vereador.

Em 14 janeiro 2022 Jarlis Adelino retorna ao mundo sindical, desta vez na condição de vice-presidente do SICAM - Sindicato da Industria do Carvão e Papel Celulose do Estado do Maranhão, Tocantins e Piauí, eleito para um mandato de 04 anos. (sindicato patronal)

Em 20 de dezembro de 2022, Jarlis Adelino participa da fundação do INSTITUTO JURIDICO DE CIDADANIA COM  EFETIVAÇÃO,PARA AS GARANTIAS SOCIAIS DOS TRABALHADORES ATIVOS E INATIVOS DO ESTADO DO MARANHÃO”.( IJGTMA ) e é eleito presidente da entidade.

    
Continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário